segunda-feira, 21 de setembro de 2015

domingo, 20 de setembro de 2015

Caim e Abel ( Os filhos de Adão e Eva)











Esta história dos dois irmãos é muito boa para refletir!

Deus existe e não criou o mal.



Em contexto da Criação do Mundo.



Um menino na catequese perguntou:

 " Então porque Deus criou a árvore com o fruto proibido...?...Deus criou o mal?"


Sim, esta criança fez uma excelente pergunta!...


Não, Deus não criou o mal!
Tudo começou quando uma criatura Angélica decidiu que não amaria nem serviria a Deus.
                                                               (...)
"Se Deus não criou o mal, porque criou então esta árvore?" Ela acaba por ser a representação do mal...ou será  a representação do distanciamento do bem?
Deus criou o Homem ( um ser livre com vontade e pensamento próprio também livre), por Amor e para ser amado livremente pelas suas criaturas.
Como o Homem pode amar livremente se não tiver a opção de não amar? 
Quando escolhemos não amar a Deus estamos inevitavelmente a escolher tudo que se opõe a Ele.
 Deus não criou o mal, porque o mal não existe realmente... O mal é a falta do  bem, o afastamento do Supremo Bem que é Deus...o mal é a falta  ou encobrimento de Deus! Pois Ele está lá, mas coberto pelas trevas da alma que quer permanecer na escuridão tendo uma luz que decidiu não acender.

Então como Einstein disse : O frio não existe! A escuridão não existe! O Frio é a ausência de calor e a escuridão  é a ausência de luz!  Então podemos concluir que o mal é a ausência do bem?...mas se tudo existe porque Deus o mantêm no ser...é porque até no mal poderá haver algum bem!... Pois Deus não permitiria o mal se dai não pudesse retirar um bem.
Quando nos afastamos de Deus, que é O Supremo  Bem, vamos de encontro ao mal ( o seu oposto)!


Então a árvore serviu para mostrar ao homem que sem Deus nada pode e nada é! Quando decide afastar-se do Que É torna-se no que não é...Quando o ser Humano se afasta de Deus....descobre o seu nada, a sua miséria e a sua imperfeição...o seu não ser que apenas é sustentado no Ser e pelo Ser.

Deus criou esta Arvore, porque até dela pode retirar o bem, pois sem pecado não haveria o que redimir e sem remissão não teríamos  um Salvador e sem Salvação não poderíamos ser de Facto Filhos com o filho de Deus...seriamos apenas criaturas feitas à sua imagem e semelhança com potencial para ser o que O Nosso criador sonhou, mas que apenas o poderíamos ser por graça  a graça dada por Jesus Cristo nosso Deus e  Senhor que se fez Homem para  nos Elevar a uma maior dignidade.












domingo, 6 de setembro de 2015

A Criação do Mundo " Adão e Eva".




Este é o filme que visualizamos na catequese.


Este vídeo funciona como uma introdução para às primeiras lições do nosso catecismo do 5º ano, uma vez que os temas das primeiras 4 lições são:
"Deus tem um projeto para a Humanidade"; 
"Deus criou para nós um mundo bom e bonito"; 
"Homem e  mulher os criou"; 
"Deus Não criou o mal".

Com a visualização deste filme podemos abordar estes temas e muitos outros...
Esta é uma forma de introduzir os temas, estimulando a atenção.
Posteriormente são explicados.
Como concordamos, que hoje em dia não basta falar, mas é necessário explicar e dar exemplos consideramos que esta é uma boa forma para levarmos a cabo o nosso projeto.

Os principais objetivos destas primeiras quatro lições são:


  • Descobrir que Deus tem um projeto para a Humanidade e que nos ofereceu a possibilidade de sermos felizes, realizados e de termos uma vida plena e eterna.
  • Descobrir o sentido da vida, sabendo que Deus está sempre ao nosso lado,  cuidando-nos e amando-nos.
  • Ficar feliz por fazer parte do projeto de Deus, por sermos criados "à sua imagem e semelhança", sendo assim diferentes de todos os outros seres criados.
  • Ter vontade de fazer a vontade de Deus, conhece-lo melhor e seguir os caminhos que ele nos indica.
  • Compreender que Deus é o Criador de todas as coisas e devemos agradecer-lhe e respeitá-lo por isso.
  • Deus criou tudo com amor para que o ser Humano seja  feliz  e aprenda a cuidar e respeitar este mundo "bom e belo" criado por Deus para nós.
  • Perceber que os seres Humanos foram criados para a comunhão e para o Amor, tendo como missão colaborar com Deus na contínua recriação do mundo fazendo com que os desígnios ou a vontade de Deus se concretizem.
  • Constatar que o mal é uma realidade, que o Homem só descobriu depois de desobedecer a Deus; o mal resulta das escolhas erradas que o ser Humano faz e não é uma criação de Deus.
  • Perceber que Deus nos indica o caminho correto, mas também nos dá a liberdade de escolher.
  • Compreender que quando não sabemos qual é o caminho certo devemos estar sempre próximos de Deus para que ele nos possa revelar esse caminho.